Não são todos os dias que recebemos presente.
Em 2009 recebemos um grande presente, um presente que poderemos usar até os últimos dias de nossas vidas para ser livres.
Satoshi Nakamoto, não deu apenas um presente, mas também todo o produto para criá-lo.
Ensinou sobre dinheiro, sobre liberdade, nos abriu os olhos para todas sujeira estatal e financeira.
Um presente chamado Blockchain
Um grande trilho que move toda a Bitcoin e diversas outras criptomoedas, um trilho infinito, impossível de ser parado, porém com riscos de ser centralizado.
Em sua maioria cita que Blockchain é o meio para usar Bitcoin, uma moeda contra centralização e opressão estatal.
Bitcoin e Blockchain foram criadas como antídoto contra bancos, e governantes opressores porém está cada vez mais centralizadas em exchanges.
O Perigos das centralizações
Os bancos não vão morrer, eles irão passar processos de transformação, tornando exchanges, criando fundos centralizados assim como HashDEX.
Em 2014 tivemos uma grande centralização em uma exchange gigante.
Chamada de MT.Gox, a grande japonesa causou a centralização e como consequência 850.000 BTC foram levados de seus investidores.
Lobos ou carneiros?
Atualmente diversos usuários aportam suas criptomoedas em novas gigantes do mercado, tais como Binance, Coinbase, Kraken, Kucoin e Bitfinex.
Exchange não faz subir preço, o preço se dá pelo valor que as pessoas atribuem a determinado item ou ação.
Se em 2014 apenas uma exchange teve esse impacto, podemos imaginar o que 5 principais exchanges podem causar com uma possível fusão ou um “exit scam”.
Essa exchanges em conjuntos oferecem alguns produtos bem conhecidos por muito: earn, pool, pool, cartões, empréstimos de criptomoeda, trocas…
Talvez sejam apenas produtos similares aos produtos bancários, e tudo seja apenas uma coincidência.
Investir em poupança de exchange ou qualquer outro produto não é diferente do sistema bancário tradicional, se rentabilidade lhe atrai tome cuidado.
Não é que não deve usar exchange, porém cuidado com os poderes que estão sendo entregues, afinal exchange não é carteira.
Quaisquer exchanges podem ser o novos bancos, e foram vocês que criaram, então quando algo ruir lembrem do aviso.
Reclamam dos banqueiros e do estado, todos podem usar criptomoedas sem intermediários mas preferem o lucro do que a liberdade.
Fonte imagem: equilibrioemvida